terça-feira, 11 de março de 2008

Notcia da contra capa do Record de Domingo

Domingos/Santos em proeza à Europeia
PORTUGUESES VENCERAM PELA SEGUNDA VEZ A BACARDI CUP


É uma tradição. A classe Star, a mais forte e técnica da vela ligeira mundial, reúne-se uma vez por ano em Miami, nos Estados Unidos, para a Bacardi Cup. O número de campeões do Mundo, olímpicos e continentais é quase incontável e a prova suplanta em competitividade e dificuldade a de quaisquer olimpíadas. O quase centenário troféu, que começou por decorrer em Cuba, apenas pode ser comparado aos meetings de atletismo da Liga Dourada ou aos torneios de ténis do Grand Slam.

A história da Bacardi Cup tem sido escrita sempre com vencedores não europeus. As excepções chamam-se Afonso Domingos e Bernardo Santos. A dupla nacional bebeu ontem rum, pela segunda vez, da taça entregue por Tito Bacardi. Depois do triunfo em 2004, os velejadores portugueses repetiram o feito e arrancaram a ferros o 1.º lugar aos britânicos Iain Percy/Andrew Simpson. Se a Selecção Nacional de futebol tem tendência para eliminar os ingleses dos campeonatos da Europa e do Mundo, Domingos e Santos levaram mais longe a “malvadez”, batendo-os nos desempates entre 2.º e 3.º lugares. Ambos somaram 20 pontos, mas a vantagem foi portuguesa.

O sempre discreto Bernardo Santos não resiste e, no blog da dupla, www.diariodebordo-pequim2008.blogspot.com, atira com um efusivo: “’Comemos’ os campeões do Mundo num só dia. Fantástico, não é?!” Mais focado no campeonato, Afonso Domingos descreve a última jornada: “Havia mais vento do que nos outros dias. Andámos sempre em recuperação.”

Autor: RUI COSTA
Data: Domingo, 9 Marco de 2008 - 00:39

Sem comentários: