quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Jogos Olimpicos!?


Caros Amigos,


Por convite do Miguel Sousa Novais, aceitei este desafio de tentar descrever o mais detalhado e breve possivel a minha preparação para os Jogos Olimpicos de 2008.

Tudo começou em 2001, ano em que começei a navegar nesta classe. É uma classe onde se "reformam" os grandes velejadores que fizeram carreira noutras classes, é considerada a classe elite da vela ligeira, pois todos os velejadores de topo estão ou já passaram por ela.

A qualificação para os Jogos Olimpicos é obtida através dos campeonatos do mundo. Para esta campanha a ISAF(Federação Internacional de Vela) definiu que os Campeonato do Mundo de 2007 (este realizado em cascais) qualificasse 75% das vagas olimpicas e os restantes 25% no campeonato do mundo em 2008. Portugal em Star já está qualificado, faltando definir quem vai representar Portugal nos Jogos Olimpicos. Para isso a FPV ( Federação Portuguesa de Vela) definiu também ela um sistema de qualificação só para portugueses. Portanto quem quiser ir aos Jogos Olimpicos na classe Star ( minha classe) tem que ficar no top 10 no mundial em 2008 e além disso ficar à minha frente.

A preparação para os mundiais faz-se basicamente, navegando de barco e treinando regatas. Existe já montado um circuito de provas de preparação olimpica onde se pode afinar os barcos, ver como estão os adversários e treinar com outros barcos. O circuito começa com uma regata em Miami, que se chama Miami OCR ( olimpic classes regata).

Neste momento estou nesse campeonato onde vou começar a contar o que se passa e a explicar melhor alguns detalhes tecnicos durante os reports que vou fazendo.


Um grande abraço para todos.



1 comentário:

Gi disse...

Por convite do Miguel Novais?!? e quem é que teve a ideia?!?

Gi (um bocadinho ofendida)

p.s. - Bernardo vai-nos mantendo informados e boa sorte! bjo